Viagem de Moto ao Uruguai – Apresentação

Assim, sem muito planejamento, quase que por acaso, começou minha viagem de moto ao Uruguai.

Depois de muitos anos sem férias no trabalho, finalmente eu tinha 30 dias para aproveitar um clima diferente, e deixar para trás o estresse e as preocupações do dia a dia.

Resolvi que deveria fazer uma viagem mais longa. Cogitei uma viagem normal, pegar um pacote promocional com vôo para algum ponto do mundo que eu gostaria de conhecer, jogar a mochila nas costas e partir.

Maturei essa ideia por algum tempo, mas partir para uma trip dessas sozinho, apesar de eu saber ser uma coisa bem tranquila e ter lido muitos relatos de viajantes, ainda me assustava.

Eu me considero muito tímido e pouco “descolado”, e já me imaginava em um lugar desconhecido, quiçá sem entender a língua local, perdido, apesar de considerar meu conhecimento em inglês aceitável para não morrer de fome.

viagem de moto ao Uruguai, A estrada liberta !
A estrada liberta !

Porém, aos fins de semana, desde que comprei uma moto mais nova em comparação às que eu habitualmente eu possuía, já vinha fazendo pequenas viagens. Conheci um pessoal que se junta para essas rápidas aventuras (no fórum do Ténéré Club), e me animei nesse cenário que fazia uns bons anos eu não vivenciava.

Pensei um pouco, e cheguei a uma conclusão: se é para passar dificuldades quebrando a timidez e me quebrando pedra pra me virar e resolver problemas, que seja de forma bem mais radical. E também, sabe lá até quando minha disposição física vai me permitir encarar uma longa viagem de moto… vou fazer logo isso, depois, se não aguentar mais, quando a idade bater à porta, passo para os roteiros mais tradicionais de viagem.

Tudo bem, não daria para conhecer países europeus, e nem mesmo alguns da própria América do Sul com o que eu tinha de tempo e dinheiro. Mas ainda assim seria uma aventura. Era isso que eu faria.

Destino incerto, mas a certeza de se estar fazendo o que se quer...
Destino incerto, mas a certeza de se estar fazendo o que se quer…

Já tinha decidido que iria para o Sul do país. Comecei a relembrar lugares que eu já tinha visto em fotos e relatos, e que me chamaram a atenção. Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina, Rastro da Serpente em São Paulo, os cânions no Rio Grande do Sul, a Reserva Ecológica do Taim… opa, se eu chegasse até esse ponto poderia até mesmo visitar o Uruguai, já estaria na fronteira com o Chuy!

Viagem de moto ao Uruguai

Fiz algumas pesquisas básicas, e percebi que dependendo do que fosse acontecendo na estrada eu poderia mesmo chegar tão longe. E resolvi sair de casa com essa possibilidade, de viajar de moto até o Uruguai, mas sem esse compromisso. Se eu só sentisse firmeza em ir até um pouco depois de São Paulo, me daria por satisfeito. Se pudesse ir um pouco mais, melhor ainda. Enfim, o que eu conseguisse fazer nessa viagem já estava valendo, pelo pioneirismo pessoal, nunca tinha ido tão longe e sozinho, e de moto! Ainda mais em uma 250cc.

O roteiro que eu rascunhei de início era bem aberto, bastante indefinido. Somente estabeleci alguns lugares por onde queria passar, se desse. Nada de reservas em hotel, iria tentar a sorte para achar hospedagens, e no caminho decidiria por onde ir, o que alterar.

Deixei de levar uma barraca para acampar, acessório que normalmente nos salva em momentos mais complicados em caso de não encontrar hospedagem. Não levei porque a quantidade de bagagem iria aumentar, praticamente dobrar; e também eu duvidava que, carioca que sou, ficaria minimamente confortável em uma barraca no frio do sul, naquela época do ano, com os equipamentos improvisados que tenho.

Os problemas ficam para trás... viagem de moto ao uruguai
Os problemas ficam para trás…

No fim das contas até utilizei as informações que tinha colhido na internet às pressas para traçar a rota, mas tudo fora de ordem, bem ao acaso, mudando de acordo com dicas de moradores locais. E no fim concluo que foi muito bom fazer assim, a sensação de liberdade em uma viagem de moto fica ainda maior.

Assim vou deixar aqui o relato sobre minha viagem de moto ao Uruguai, saindo do Rio de Janeiro.

No próximo texto vou falar sobre a moto que utilizei, equipamentos instalados nela, minha bagagem, e o que foi útil ou inútil ter levado. Para acessá-lo, é só seguir esse link: Moto e Equipamentos da Viagem até o Uruguai.

17 comentários em “Viagem de Moto ao Uruguai – Apresentação”

1. Muito legal o relato Dust, parabéns!!! E lindas fotos.
    Há um boooom tempo, antes de começar a viajar tbm, li uma frase do Plablo Neruda que dizia assim: “O mundo é grande demais para se nascer e morrer no mesmo lugar”.
    E a cada quilometro notamos que cada descoberta vale muito a pena né, não saber o que nos espera, as pessoas a conhecer, as estradas a percorrer… sensações que nos revigoram e ensinam muito.

Estou ansiosa pelos próximos posts 😀

Bjs, td de bom.

2. Putz, li tudim rs, muito massa!
    Tb to com um roteiro pra fazer numa Fazer 150: http://goo.gl/maps/VXvzN

Muito massa! Espero que eu de sorte pra chegar em Floripa com sol, e em RR com tempo limpo rs.
    Cara, eu to com um gargalo em Floripa, queria me hospedar la, na beira do mar, ali na região de Jurere, ou ingleses, mas algo bem economico, tipo 30, 60 reais, ou camping como ultima opção. Vc conhece?
    valeu brother

1. Legal, boa viagem. Essa área de Jurere acho que é cara amigo, não sei informar de camping também… de repente vale mais cair num hotel de beira de estrada próximo e dar um vôo até as praias que quer conhecer e voltar…

3. Edmar Pereira

Olá bom dia, há vários dias venho lendo o seu roteiro de viagem, primeiramente gostaria de cumprimentá lo, pela belo texto e a maneira como descreve a viagem, estou planejando há alguns meses fazer está viagem. Fiquei um pouco decepcionado por interromper a história no 7º dia, tem continuação? aguardo resposta!

1. Opa, obrigado amigo!
      Não, vou colocar todos os dias da viagem, é que dá um certo trabalho fazer cada texto, redimensionar fotos, etc. Conforme o tempo livre me permite vou fazendo, o próximo dia está no forno! Minha intenção é que os relatos sirvam de base mesmo para futuros viajantes dessa rota, como serviram para mim outros relatos que li antes de viajar.
      Abraço!

4. amigo.. fera… voce é foda… parabens.. muito show e entrei em sua viajem com seus contos e fotos.. inveja boa de voce.. em agosto farei o mesmo..
    um forte abraço.. Juliano whats 019982302325

5. EDSON A. QUIRINO

MUITO BOM SEU RELATO!
    PRETENDO FAZER ESSA VIAGEM EM JANEIRO/2016. COM TODA CERTEZA VOU USAR A SUA HISTÓRIA COMO BASE PARA A MINHA. VOU SAIR DE VIANA/ES. SÓ QUE DEVO IR “DIRETO” PARA COLONIA DEL SACRAMENTO E, DE LÁ RETORNAR FAZENDO AS DEVIDAS PARADAS PARA CONHECER OS LOCAIS.
    MUITO OBRIGADO POR COMPARTILHAR A SUA EXPERIENCIA!

6. Marcos Magalhães

Gostei muito do teu relato, estou planejando sair dia 26 de dezembro rumo ao Uruguay eu e um amigo, não sabemos bem onde vamos ou até mesmo o que vamos fazer no Uruguay, é mais pela viagem e só temos entre 10 e 12 dias….se puder ajudar com dicas de hotel, pousada ou camaping te agradeço.
    grande abraço e parabéns

7. Olá amigo, estou querendo fazer esse roteiro, rastro da serpente, rio do rastro, corvo branco, ate foz.. Estou preocupado com hospedagens e areas de camping em ultimo caso.Me de algumas dicas! ABÇ

8. Desculpe pessoal, fiquei sem acesso ao site por um tempo, agradeço as mensagens, boas estradas para todos.

9. Dust, estarei fazendo a mesma viagem para o Uruguai. Apenas uma dúvida, como funcionou pra você a questão do câmbio, aonde você fez a troca de grana e para estes 8 dias aproximadamente quantos pesos uruguaios vc levou (sei que gastos são relativos, apenas para ter como base de comparação).

Obrigado

1. Olá Francisco.
      Cara, não lembro bem, mas acho que troquei no máximo 500 reais. Foram 300 na fronteira, e mais uns 200 em Montevideo. No último dia no Uruguai eu paguei o hotel em pesos para gastar tudo que tinha, e voltei com quase nada. Na verdade a maioria dos gastos, hotéis, abastecimento, e mesmo refeições, eu paguei no cartão de crédito.
      Por este motivo o relato não fala muito dos preços em pesos uruguaios.
      Quanto ao local, eu não tinha nada programado, quando vi uma casa de câmbio fiz a troca. Se bem me lembro, na fronteira consegui câmbio melhor que em Montevidéu.
      Leve em dinheiro mais ou menos o que acha que vai gastar, e lembre de desbloquear seu cartão para uso fora do país, aí na hora vê o melhor custo benefício.
      Boa viagem!

10. Oi!
    Muito legal seu relato, adorei e me empolguei ainda mais…
    Em Março/2017 estarei indo até Montevidéu, e já estou me preocupando desde já com o planejamento, estou um pouco ansiosa!
    Vou sozinha na minha Drag Star, já fiz algumas viagens longas, mas nada tão longe assim. Mas não estou com medo, apenas vou.
    Algumas dúvidas minha são:

* Você levou galão extra de gasosa? (minha moto é muito beberrona, chega a fazer 25/L, mas dependendo da estrada, a danada faz apenas 14/L)

* Como é de posto de gasolina por todo trajeto (Brasil – Uruguai), muitos trechos longos sem posto?

* Você pesquisou sobre camping? (eu gostaria de camping, mas tenho medo de acampar sozinha em lugares mais desertos, mesmo sendo próprios)

* Você reservou com antecedência hotéis? (eu tenho um “roteiro” como base, mas eu quero mesmo é ir, parando só em cidades turísticas ou quando cansar, não sei se é uma boa)

Obrigada! 🙂

1. Olá Priscila.
      Excelente, vá, o Uruguai é muito tranquilo e seguro, e as estradas são ótimas.
      Vamos às perguntas:
      1 – Não levei não, as estradas que peguei tinham postos de gasolina em quantidade razoável. Mas minha moto na estrada faz cerca de 25km/litro, e o tanque é de 16 litros, o que me dá uma autonomia boa, mais de 400km, então não me preocupei com isso. Não sei a autonomia da Drag Star, então talvez deva considerar levar um galão para emergência… só sei dizer que tem bastante posto de gasolina nas estradas, mas tem uns trechos que não têm nada mesmo, só retas infinitas rs (pra mim, que estava de 250cc)

2- Respondido acima…

3- Não pesquisei, pensei em levar a barraca mas desisti pois não queria essa bagagem extra. Mas li que existem muitos campings nas cidades mais turísticas deles, só não cheguei a ver nenhum. Também fui fora de temporada, então não tive muito contato com turistas, daí não tenho essas dicas.

4- Não reservei nenhum hotel, fui sem ter a certeza de que iria até o Uruguai mesmo, só fui indo… apenas em Montevidéu, quando eu estava em Colônia del Sacramento, meu anfitrião fez reserva pra mim, disse que lá era cidade grande e movimentada e tinha bairros perigosos. Mas não vi nada perigoso de verdade por lá não, e pra quem saiu do Rio lá era tudo muito tranquilo, só passeio.
      Vá sem reservar sim, só dá uma mapeada e anota umas opções pelo site Booking, teve cidade que eu não sabia por onde começar a procurar, se eu tivesse anotado não teria perdido tempo rs

Não deixe de nos contar sobre sua trip! Boas estradas.

11. Mateus Oliveira

Estou há dois dias praticamente sem trabalhar, apenas lendo seus relatos. Um atrás do outro, sempre com sede do próximo capítulo. Concluí agora há pouco a leitura.
    Parabéns pelos relatos e dissertação! Realmente me fez parecer que estava junto contigo vivenciando todos os momentos.
    Na virada entre 16/17 pretendo fazer uma viagem ao Uruguai de Virago 535, porém fazendo o percurso inverso. Sua rota de volta será a minha de ida e a sua de ida será minha volta. Espero que consiga concluir com sucesso e aproveitando tanto quanto você.
    Fico no aguardo de suas novas viagens e relatos!!!! Um abraço e bons ventos!

1. Agradeço a visita no site Mateus, conforme respondido no e-mail, vai se divertir muito e viver o clima legal que é viajar de moto. Eu fiz as coisas meio no improviso, e você tendo planejado um pouco e coletado mais informações, vai se divertir mais ainda! Boas estradas.