Avaliação Tênis Timberland Guardian LS

Minha atual bota para trekking é muito quente para utilizar durante praticamente todo o ano, devido ao clima tropical da terra brasilis (a comprei para um trekking no Chile). Então vi na internet uma promoção do tênis Timberland Guardian LS, que não era exatamente o que eu procurava, mas pelo preço de R$ 84,00, resolvi arriscar. No mínimo eu usaria como tênis de passeio normal mesmo.

Segue um review sobre o tênis, com minhas impressões pessoais e avaliação.

Design do Tênis Timberland Guardian LS

Recebi o tênis, e a primeira coisa que prende o olhar é a aparência. Não havia surpresas, e as fotos do site retratavam bem a realidade do calçado, o qual achei bonito. O material da parte de cima, o cabedal, parece ser de boa qualidade, feito em tecido mesh intercalados com pedaços de algo similar a couro, costurados.

Foto do Tênis Timberland Guardian LS à venda na internet
Tênis Timberland Guardian LS

O solado, mais pra rígido do que borrachudo, parece que vai durar por um tempo razoável, e pelo desenho imaginei que tenha boa tração. É bem visível porém, um pouco das marcas de excesso de cola da linha de produção, o que me fez torcer para ser apenas uma má primeira impressão. Tenho uma bota da Timberland que não demorou muito a começar a descolar.

Timberland Guardian LS – Conforto

Comprei o tênis no tamanho que utilizo normalmente, e de forma geral calçou bem. Nem frouxo no pé, nem apertado. Notável porém que a forma é um pouco mais estreita que o normal na dianteira, dando pra perceber que os dedos ficam um pouco apertados lateralmente. Julguei que, após um certo uso, o tênis iria ceder e provavelmente não incomodaria.

A pisada é bem confortável, não como um tênis com amortecimento nem nada do tipo, obviamente, mas passa segurança e estabilidade, com certo amortecimento do impacto dos passos.

Uso na Cidade

Inicialmente utilizei o tênis para trajetos regulares, ao trabalho, andando no asfalto e usando também nos trajetos que faço de motocicleta. É um tênis normal, conforto razoável, e não esquenta muito o pé.

Uso no Trekking ou Hikking

Utilizei o tênis Timberland Guardian LS em um dia de trilha na região da Serra da Bocaina. Foram uns 14 quilômetros de trekking que considerei fácil a maior parte, e em poucos momentos nível médio. O terreno diversificava, ora terra com grama, ora terra com pedras pequenas, ora pequenas pedras para escalaminhar, e uns trechos de barro úmido.

Justamente no trecho de barro úmido, após desatenção de minha parte também, quando filmava uma descida, o solado me deixou na mão e escorreguei, deslizando alguns metros ladeira abaixo na trilha. Felizmente nenhum ferimento, além do orgulho.

Foto do tênis Tênis Timberland Guardian LS sendo usado em trilha
Tênis Timberland Guardian LS em ação

Durante a trilha passamos por pedaços com poças d´água e travessias de riachos estreitos. Não cheguei a afundar o pé na água, afinal o tênis não é classificado como impermeável. Mas o pouco que molhou acima da linha de colagem do solado, não foi suficiente para molhar o pé, que permaneceu seco até o fim do dia.

Em outra oportunidade, utilizei esse tênis em uma trilha menor, na região de Santa Rita de Jacutinga/MG, e o conforto e desempenho fio semelhante.

Opinião final sobre o tênis Timberland Guardian LS

Sabemos que os tênis e botas da Timberland comercializados no Brasil já não têm necessariamente a qualidade que fez a marca ficar famosa mundialmente (diferentemente dos mesmos modelos vendidos no exterior, que, pelo que li, mantém um bom padrão). Porém, pelo preço que encontrei achei que valeu muito a pena o investimento.

Estou usando o tênis há aproximadamente 5 meses, e ainda não apresentou partes descolando ou desgaste excessivo do solado. Ainda sinto um pouco os dedos do pé sendo apertados lateralmente, mas nada demais agora que o tecido cedeu um pouco, só um leve desconforto percebido num momento ou outro.

Tenho usado bastante o tênis na cidade mesmo, ao menos uma vez por semana, e considerando o valor investido, fiquei bem satisfeito com o produto.

Acredito que, para atividades em locais próximos, como trilhas de um dia, é uma escolha com boa relação custo benefício. Não sei se utilizaria em aventuras de trekkings mais longos, com mais de um dia de caminhada, em que um problema qualquer, como uma sola solta pode dificultar muito o passeio, experiência ruim que já tive com uma bota da marca.

No fim das contas, recomendo a compra, se achar o produto por um preço bom.

Veja outras avaliações, análises e reviews de equipamentos nos tópicos Equipamentos do site.

P.S: este artigo NÃO é patrocinado.